Centenário/Centenaire/Centenary Albert Camus Leituras interdisciplinares

O Departamento de Linguística e Literaturas da Escola de Ciências Sociais (Universidade de Évora) em parceria com o Centro de Investigação CEL (Centro de Estudos em Letras) e a APEF (Associação Portuguesa de Estudos Franceses) têm o prazer de o convidar para o Colóquio Internacional «Centenário Albert Camus - Leituras interdisciplinares», que terá lugar nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2013, na Universidade de Évora (Portugal).

Para comemorar o centenário do nascimento de Albert Camus, este colóquio propõe uma reflexão transdisciplinar sobre a obra e o pensamento de um escritor, filósofo, homem de teatro e jornalista, que marcou a paisagem intelectual do pós-guerra.

De La Mort heureuse a Le Premier homme, Camus é o escritor francês cuja obra não deixou, de um século para o outro, de interpelar e seduzir leitores do mundo inteiro. Não restam dúvidas de que esta universalidade se deve a uma perceção da condição humana nascida da experiência da vida, tanto das suas alegrias como das suas misérias; experiência que se reflete numa arte, que dirigida à nossa consciência individual e coletiva, nos convida a refletir sobre o simples facto de existirmos e a interrogarmo-nos sobre o nosso lugar no universo.

Hoje, cem anos depois do seu nascimento, que lugar ocupa a obra literária de Camus na literatura de expressão francesa e estrangeira? Qual o balanço literário da obra de Camus? Qual a pertinência e atualidade do seu pensamento neste princípio de século XXI ? Questões simples à volta das quais nos propomos interpelar os investigadores interessados nos estudos camusianos, também numa perspetiva comparativista.

De forma não exclusiva, serão consideradas as seguintes temáticas:

· Receção de Camus

· Camus filósofo e homem político

· Camus e o Mediterrâneo

· Representações do corpo e da sensualidade em Camus

· (Re)leituras e (re)escritas de Camus

Organização: Fernando Gomes - Odete Jubilado - Margarida Reffóios - Carla Castro
De 07.11.2013 a 08.11.2013
Colégio do Espírito Santo