Departamento

O Departamento de Linguística e Literaturas foi criado pela Ordem de Serviço 9/89, nos termos do Art. 70º dos Estatutos da Universidade de Évora, e encontra-se, actualmente, integrado na Escola de Ciências Sociais. Conta com um corpo docente composto por 22 doutorados - 8 dos quais na área científica da Linguística e 14 na área científica da Literatura, um leitor e um colaborador.

Num momento de grandes mudanças, a nível do sistema de ensino superior europeu e do paradigma de ensino/aprendizagem, o Departamento de Linguística e Literaturas tem como referências centrais do seu projecto educativo, científico e cultural, a flexibilidade e a compatibilidade entre formações e graus no interior do espaço académico europeu, a mobilidade de docentes e discentes, a empregabilidade dos graus a conferir dentro dos princípios fundamentais da Declaração de Bolonha, juntamente com a preocupação de garantir o nível e a qualidade dos ensinos. Nele está reflectida a preocupação de adaptação à nova realidade e às novas exigências do processo de ensino, essencialmente orientado para a aquisição de competências. Este paradigma organizativo do ensino centra a formação no estudante, como sujeito activo da sua aprendizagem.

O perfil científico do Departamento de Linguística e Literaturas consubstancia-se nas áreas de formação que dispõem, no DLL, de um alargado número de docentes qualificados: a Literatura e a Linguística, com interesses, a nível da investigação, nas áreas da Cultura e da Tradução.