Publicado em 19.07.2014

Juvenes Translatores 2014

Em 2014 terá lugar a 8.ª edição do concurso Juvenes Translatores, organizado pela Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia.

Este ano, o concurso destina-se a alunos nascidos em 1997 matriculados em estabelecimentos de ensino de todos os Estados-Membros da União Europeia (UE).

As escolas interessadas em participar deverão inscrever-se por via eletrónica, preenchendo o formulário de inscrição em linha, no sítio Web Juvenes Translatores, entre 1 de setembro e 20 de outubro de 2014 (12h00, hora de Bruxelas).

A prova de tradução realizar-se-á em 27 de novembro de 2014, em simultâneo em todas as escolas selecionadas, entre as 10h00 e as 12h00 (hora de Bruxelas).

Publicado em 19.07.2014

Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa

Publicado em 23.05.2014
O Departamento de Linguística e Literaturas organiza este ano um ciclo de conferências, a decorrer entre Abril e Dezembro, com interrupção nos meses de exames e férias (Junho a Agosto), para o qual convidamos, desde já, todos os interessados, apelando particularmente à participação dos alunos dos diferentes ciclos de estudos.

Junto se envia o programa para Abril e Maio.

Em 22.04.2014
Concurso Os Melhores Jovens Escritores de Língua Portuguesa

A Revista Granta está a promover o concurso "Os Melhores Jovens Escritores de Língua Portuguesa". O concurso decorrerá entre 1 de Fevereiro e 31 de Julho de 2014, e será um concurso internacional, aberto a todo o espaço lusófono. O objetivo será selecionar os mais talentosos e promissores escritores de língua portuguesa. Podem concorrer autores com menos de 40 anos (nascidos após 1 de Maio de 1975), oriundos de todos os países lusófonos.

O regulamento do concurso poderá ser consultado em granta.tintadachina.pt.

Publicado em 10.04.2014

O Projeto europeu TOOLS, do qual fazem parte os investigadores Maria João Marçalo, Ana Alexandra Silva e Fernando Gomes, do Centro de Estudos em Letras, da Universidade de Évora, aproxima-se da reta final. Ao longo de 36 meses, investigadores de várias universidades  e escolas europeias, congregaram esforços para produzir materiais de acesso livre para o ensino de línguas.

Publicado em 09.04.2014