Florbela Espanca: Memorial em Vila Viçosa

Recentemente inaugurado em Vila Viçosa, o belíssimo Memorial à Casa onde nasceu Florbela Espanca ergue-se, como um pórtico, no exacto local onde, décadas atrás, estava a porta de entrada da casa onde nasceu a grande poetisa calipolense.

Já desaparecidas, como tantas outras, a rua do Angerino e a casa onde Antónia Lobo deu à luz Florbela, foram necessários, para a construção deste monumento, acurados estudos de topografia, baseados em fotografias de data anterior às obras que, sob a direcção de Duarte Pacheco, deram em meados do século XX nova morfologia urbana a Vila Viçosa. Os estudos e a concretização do Memorial estiveram a cargo do Arquitecto Helder Soeiro e da sua equipe, profissionais ao serviço da Câmara Municipal de Vila Viçosa, presidida pelo Engenheiro Luís Roma.

Na sua nobreza simples, o pórtico abre-se literalmente ao espectador, convidando-o a um forte investimento simbólico e referencial. O monumento consta de uma moldura maciça em mármore negro, inspirada justamente na cantaria e no vão da porta representadas na fotografia que aqui reproduzimos. Adicionalmente, foi colocada uma pedra branca, circular, assinalando o ponto preciso de confinamento da casa com o passeio. Mais do que um monumento, o Memorial é um convite à entrada no universo poético e existencial de Florbela.

A cerimónia de inauguração do Memorial, realizada ao fim da tarde do passado dia 24 de Setembro de 2013, contou com a participação emocionada da população calipolense. Mais informação e fotos acessíveis em:

http://www.cm-vilavicosa.pt/pt/conteudos/noticias/Inaugurado%20Memorial%20que%20assinala%20local%20onde%20Florb.htm

Ana Luísa Vilela

Publicado em 23.10.2013