foto: João Barnabé
IX Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval

A Universidade de Évora recebeu, entre 8 e 9 de novembro passado, o IX Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval, subordinado ao tema do riso na literatura e nas artes.

Na conferência de abertura, o presidente da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval, Prof. Aires Nascimento, falou sobre o riso do homem medieval através da análise e da interpretação de diversos sorrisos em obras de arte daquele período.

O Colóquio acolheu comunicações de diversos investigadores que, sob a coordenação dos especialistas responsáveis por cada painel, refletiram sob o tema do riso na sociedade medieval sob diferentes perspetivas (riso: teoria e ação, o riso dos heróis, riso exemplar e didático e ainda lírica para rir e jogos palacianos).

A Associação Hispânica de Literatura Medieval tem como objetivo a promoção da investigação no campo das letras medievais nas diferentes línguas usadas durante o período medieval, na Península Ibérica.

O evento foi organizado pelo IIFA e pelo CEL - Centro de Investigação em Linguística e Literatura da Universidade de Évora.

Publicado em 12.11.2012
Fonte: GabCom | UÉ