Oralidade e Património Cultural
A II Conferência Internacional da Tradição Oral – Oralidade e Património Cultural, enquadra-se no Projecto Oralities, [www.oralities.eu] no qual participa como leader a cidade de Évora, tendo como parceiros os Municípios e as Cidades de Idanha-a-Nova e Mértola de Portugal, Ravenna de Itália, Ourense da Galiza/Espanha, Birgu de Malta e Sliven da Bulgária.
A Conferência conta com um Comité Científico formado por cinco investigadores da área das Antropologias e das Literaturas Tradicionais e da História Social. Serão apresentadas conferências plenárias e diferentes comunicações que se poderão enquadrar nas mesas temáticas, referidas seguidamente.
Com as luzes adquiridas nos 3 dias da I Conferência Internacional da Tradição Oral, que teve lugar em Ourense nos dias 11, 12 e 13 de Novembro de 2010, propomos, com a organização da II Conferência em Évora, aprofundar a temática geral “Oralidade e Património Cultural”.
Os objectivos da Conferência consistem em reflectir sobre a produção da oralidade, a sua importância como ferramenta de diálogo intercultural e de construção do património e, também, como uma realidade social que deve ser valorizada através da sua visibilidade pública. Pretende-se criar um espaço no qual os especialistas, técnicos e estudantes possam debater sobre as temáticas propostas.
Comité Científico
- José Rodrigues dos Santos, CIDHEUS/Universidade de Évora, Academia Militar de Lisboa
- Santiago Prado Conde, Universidade de Vigo, Galiza
- Cláudia Sousa Pereira, Universidade de Évora
- Luisa Tiago Oliveira, ISCTE-IUL
- Isabel Cardigos, Centro de Estudos Ataíde Oliveira/Universidade do Algarve