Foto: CEL
Projeto europeu TOOLS faz balanço

O Projeto europeu TOOLS, do qual fazem parte os investigadores Maria João Marçalo, Ana Alexandra Silva e Fernando Gomes, do Centro de Estudos em Letras, da Universidade de Évora, aproxima-se da reta final. Ao longo de 36 meses, investigadores de várias universidades  e escolas europeias, congregaram esforços para produzir materiais de acesso livre para o ensino de línguas.

Em www.languages.dk pode ser encontrada toda a informação pertinente sobre os grandes objetivos do projeto e os resultados finais alcançados.

A ferramenta criada é de livre acesso e permite o acesso fácil a um grande número de unidades de ensino/aprendizagem de língua estrangeira. A equipa de investigadores portuguesa criou vinte e uma unidades, desde nível A1 a C1. Destacamos, a título de exemplo, a unidade : http://multidict.net/cs/806

A execução das várias unidades contou com a preciosa ajuda dos alunos do curso de Línguas, Literaturas e Culturas. Uma palavra de especial apreço é devida ao técnico Gonçalo Calhau que ficou encarregue da montagem de alguns dos videos no elenco das unidades disponíveis em CLILSTORE: http://multidict.net/clilstore/

Este projeto, cuja candidatura foi liderada por Kent Andersen, da Dinamarca, foi aprovado diretamente pela Agência Europeia, cuja exigência de avaliação é bem conhecida.

Parceiros: Universidade de Évora, Universidad Politécnica de Valencia, University of Ulster, University of South Denmark, SDE College (Syddansk Erhversskole Odense-Vejle), Marijampoles Profesinio Rengimo Centras, Sabhal Mor Ostaig, European Association for Computer-Assisted Language Learning.

CEL

Publicado em 09.04.2014
Fonte: GabCom | UÉ